Bananal Online

Secretário de Saúde de Vila Pavão é preso por descarte irregular de material hospitalar

 

O secretário de Saúde do município de Vila Pavão, Cláudio Cruz, foi preso após o Ministério Público Estadual (MP-ES) encontrar materiais de curativos e remédios vencidos, descartados de forma irregular. A fiscalização aconteceu na terça-feira (3). O secretário pagou fiança e foi liberado.

Segundo o MP-ES, o lixo ficava armazenado no banheiro de uma academia da saúde que ainda não foi inaugurada e nos fundos de um posto de saúde perto do centro da cidade.

Os fiscais estiveram nos locais após uma denúncia anônima. Vídeos feitos por eles mostram os materiais guardados em galões e sacolas no chão.

Segundo o MP-ES, o lixo hospitalar não era recolhido desde dezembro de 2017, quando acabou o contrato com a empresa que prestava serviço para a prefeitura de Vila Pavão.

O secretário de Saúde foi preso em flagrante e autuado por crime ambiental. Ele pagou fiança de R$ 800 e foi liberado.

Outro lado

Cláudio Cruz disse que a responsabilidade pelo contrato é da Secretaria de Meio Ambiente e que o processo de licitação para contratar a empresa responsável pelo coleta de lixo hospitalar atrasou porque foi necessário fazer adequações no contrato.

Ele disse, ainda, que a empresa já foi contratado no início deste mês e que o recolhimento do lixo estava previsto para quarta-feira (4). O lixo foi retirado na manhã desta sexta-feira (6).

Sobre a academia de saúde, o secretário disse que não foi inaugurada ainda porque falta o profissional de educação física, e que não tem previsão de quando ele será contratado.

Sair da versão mobile