Secretário dos EUA cobra de Bolsonaro ações contra desmatamento

Anúncio foi feito pelo enviado especial dos EUA para questões climáticas, John Kerry | Foto: Eric Bridiers / U.S. MissionO enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas, John Kerry, disse esperar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tenha ações imediatas no combate ao desmatamento ilegal no Brasil. A afirmação foi feita em rede social nesta 6ª feira (16.abr).

Kerry marcou Bolsonaro em um tweet e dirigiu uma confrontação ao presidente. O secretário disse que o o compromisso contra a violação de desmatamento é importante e que eles esperam também um trabalho junto às populações indígenas e sociedade civil. Segundo o enviado especial, essa é a forma para se alcançar “resultados tangíveis”.

“Presidente @jairbolsonaro, o compromisso com a eliminação do desmatamento ilegal é importante. Nós esperamos ações imediatas e engajamento com as populações indígenas e a sociedade civil para que este anúncio possa gerar resultados tangíveis”, escreveu.

 

Senadores

Em outra ação, 15 senadores norte-americanos enviaram uma carta a Joe Biden pedindo que o presidente dos EUA condicione apoio ao Brasil a resultados concretos na preservação ambiental. O documento foi divulgado pela ONG Human Rights Watch, cujas pesquisas são citadas pelos senadores.

Carta a Biden

As declarações de políticos norte-americanos vêm um dia após Bolsonaro ter enviado uma carta em relação ao clima para o presidente dos EUA. No documento, encaminhado na 5ª feira (15.abr), Bolsonaro afirmou que o Brasil está disposto a trabalhar com a comunidade internacional e com diversos setores em questões relacionadas à preservação ambiental, e se compromete a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.

Na 4ª feira (14.abr), a Casa Branca disse esperar um “comprometimento claro” do Brasil para o fim do desmatamento ilegal. O anúncio foi dado pela porta-voz dos EUA, Jen Psaki.

Fonte: SBT

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here