Bananal Online

Segundo caso de Covid-19 no ES: homem diagnosticado com doença mora na Inglaterra e estaria apenas visitando parentes

O segundo caso confirmado do Covid-19 no Espírito Santo é um homem que não teve a identidade divulgada, no entanto, foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA), logo depois da confirmação repassada pelo governador Renato Casagrande durante uma coletiva na quinta-feira (12), que a vítima seria um capixaba que mora na Inglaterra e veio ao Brasil apenas para visitar familiares no município de Vila Velha.

Ainda segundo informações da Sesa, o homem chegou em Vila Velha no último dia 2 e no dia 4 apresentou alguns sintomas. Após continuar se sentindo mal, no dia 6 de março a vítima procurou uma Unidade de Saúde e desde então era considerada um caso suspeito. Após isso, ele passou a ser monitorado e está em isolamento domiciliar.

O secretário municipal de Saúde de Vila Velha, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, explicou que a internação em hospital só é necessária quando se trata do caso mais grave.

Definição de casos suspeitos

A Sesa informou que a pessoa será classificada como suspeita para o Covid-19 se apresentar sintoma respiratório e vínculo epidemiológico com viagem ao exterior ou contato com caso da doença nos últimos 14 dias.

A partir da definição de suspeita, o paciente será investigado com exames que irão confirmar ou descartar o caso. Os exames são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), que é o único laboratório apto para executar a análise do Covid-19 no Estado.

Até obter o resultado do exame, o cidadão deve ficar em isolamento domiciliar nos casos leves e internação em caso graves.

Dados

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu no país para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada na tarde da última terça. No balanço anunciado na parte da manhã de quinta-feira (12), o total de pessoas infectadas eram 60.

Os dados do Ministério da Saúde em relação ao Estado dão conta de 51 casos suspeitos, agora dois confirmados e 21 descartados.

Já os dados atualizados agora à noite pela Sesa dão conta de 71 notificados, 48 descartados e 21 em investigação.

Fonte: Folha Vitória

Sair da versão mobile