Bananal Online

Segurado vai trabalhar mais para evitar perda na aposentadoria

A queda do valor das novas aposentadorias ocorrerá porque, além da expectativa de vida ao nascer, o IBGE recalcula, também, a expectativa de sobrevida.

rabalhadores que atingiram as condições de aposentadoria por tempo de contribuição (30 anos de recolhimento para mulheres e 35, para homens) e esperarem para aposentar em janeiro ou fevereiro de 2019 podem ter perda menor no valor do benefício.

Como houve aumento médio na expectativa de vida, segundo o IBGE, que influência diretamente o fator previdenciário, a aposentadoria solicitada em dezembro, comparada ao pedido feito em novembro, terá redução de 0,77%. Para ter o mesmo padrão, o segurado terá que trabalhar mais, em média, 54 dias.

A queda do valor das novas aposentadorias ocorrerá porque, além da expectativa de vida ao nascer, o IBGE recalcula, também, a expectativa de sobrevida. Ou seja, quantos anos mais a pessoa viverá por faixa etária.

A expectativa de vida ao nascer subiu para 76 anos em 2017, alta de três meses e onze dias em relação ao ano anterior, segundo o IBGE. Em 2016, era de 75,8 anos. Na faixa entre 40 e 80 anos, a expectativa de vida comparada ao ano passado, aumentou 54 dias.

“Com a mudança, o segurado precisa trabalhar um pouco mais para ter o mesmo benefício. Por exemplo, um homem com 55 anos com 35 anos de contribuição vai precisar trabalhar mais 73 dias para ter direito ao mesmo valor que seria pago hoje”, afirma Newton Conde, atuário especializado em Previdência e consultor da Conde Consultoria Atuarial.

Fonte:Folha do es
Sair da versão mobile