Bananal Online

Sistema de ônibus de Vitória é unificado ao Transcol

O sistema de ônibus de Vitória foi unificado ao transporte coletivo metropolitano, o sistema Transcol, nesta segunda-feira (10).

O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou na última semana que a Prefeitura de Vitória extinguirá o sistema municipal e o Transcol será ampliado para atender a demanda dos itinerários oferecidos pela capital capixaba.

“O Transcol será ampliado com mais de 130 ônibus, passando a operar com mais de 1.570 veículos a partir de segunda-feira. Com isso, nós vamos atender a cidade de Vitória. Quem usa as linhas alimentadoras (dos bairros) vai pagar apenas uma passagem para acessar as linhas troncais (que liga os terminais) gratuitamente. Ou seja, a mesma passagem, mas usando o cartão”, informou Damasceno.

Dessa forma, o usuário de uma linha alimentadora (que circula em bairros) pagarão apenas uma passagem ao acessar, com o Cartão GV, as linhas troncais (que circulam nas principais avenidas/rodovias e interligam os terminais). Os passageiros poderão mudar de veículo apenas em pontos específicos do trajeto.

O governo estadual anunciou ainda a aquisição de 200 ônibus novos com ar-condicionado para compor a frota do Transcol.

Como vai funcionar

 

Apesar do primeiro anúncio de que Vitória teria terminais virtuais para que os usuários fizessem o novo embarque, Damasceno explicou serão adotados pontos de ônibus específicos durante o trajeto da linha para que o usuário desembarque e entre em outro veículo do Transcol sem pagar uma nova passagem.

Esses pontos estarão identificados no aplicativo do Transcol e também no site. Segundo o secretário, que citou como exemplo a linha 121, em Vitória, a integração dela será em pontos onde já passam ônibus que ligam os terminais.

O passageiro vai validar a viagem assim que passar o CartãoGV. Depois disso, ele terá um terá um limite de tempo, dependendo da origem da viagem, para embarcar em um outro veículo sem que uma nova tarifa seja cobrada.

Sair da versão mobile