STJ aceita denúncia e governador do Amazonas vira réu

O governador do Amazonas, Wilson Lima, será investigado por desvios na compra de respiradores | Alan Santos/PR

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta 2ª feira (20.set) aceitar a denúncia contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). Com a medida, Lima torna-se réu por fraude na compra de respiradores no combate à pandemia de covid-19.

O governador é acusado de ter feito parte de um suposto esquema de desvios públicos na compra dos equipamentos de respiração. Para adquirir 28 ventiladores pulmonares, o governo do estado teria pago R$ 29 milhões a uma loja de vinho. Por ser em meio à pandemia, o processo ocorreu sem licitação.

A denúncia contra o governador aponta que os valores para os equipamentos foram superiores aos de mercado, e aponta que Wilson Lima cometeu crimes de peculato, fraude e interferência em investigações.

Todos os 12 ministros da Corte decidiram pela abertura das investigações. O relator do caso, ministro Francisco Falcão, disse que há elementos suficientes para uma ação penal contra o governador.

Já a defesa de Lima disse que a decisão é abusiva. Emrede social, o próprio governador disse que as acusações “não têm fundamento e tampouco base concreta”.

“Nunca recebi qualquer benefício em função de medidas que tomei como governador. A acusação é frágil e não apresenta nenhuma prova ou indício de que pratiquei qualquer ato irregular”, disse.

Fonte: SBT
Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here