Sucos funcionais: eles valem um lanche

Bebida mistura frutas e vegetais, fornecendo uma série de nutrientes para o corpo

Na casa da Luana Cecato, 25 anos, todo mundo é fã de sucos funcionais. NA receita que ela toma diariamente, o gengibre não pode faltar
Na casa da Luana Cecato, 25 anos, todo mundo é fã de sucos funcionais. NA receita que ela toma diariamente, o gengibre não pode faltar / Foto: Carlos Alberto Silva

Pegue beterraba, limão, couve e gengibre. Não, não é receita de uma salada. Mas é quase isso! Esses são ingredientes de um suco funcional, super em alta no momento. Para quem não experimentou ainda, fica a dica. Esse tipo de bebida tem tudo a ver com o verão!

Os sucos funcionais levam frutas e algo a mais. Esse algo a mais, geralmente, é uma verdura, um legume, um grão. Uma mistura refrescante, que mata a sede e ainda faz bem para a saúde.

“Agora no verão é uma boa opção. Nessa época, a gente precisa de refeições mais leves e se hidratar adequadamente”, diz a nutricionista Marcela Villela.

Dependendo do que vai no copo, aponta Marcela, o suco pode substituir uma refeição pequena. “Por exemplo, se ele leva inhame, vira uma bebida capaz de fornecer vitaminas, minerais, carboidrato, proteína… São tantos nutrientes que ele passa a se tornar uma refeição pequena e boa opção para o verão”, explica ela.

Na casa da Luana Cecato, 25 anos, todo mundo é fã de sucos funcionais. Até o pequeno Vittorio, de 2 anos. Na receita, o gengibre não pode faltar. “Adoramos sucos funcionais. Aqui, o suco nunca é só com frutas. E o gengibre não pode faltar. Ajuda na imunidade. Tem tempo que não fico doente”, diz ela.

Versão

A nutricionista Lara Velten costuma indicar aos pacientes essa versão funcional dos sucos. “Gosto sempre de colocar uma fruta na receita, para garantir mais sabor. E aí, entram um ou dois vegetais para dar mais funcionalidade a esse suco. A cenoura, por exemplo, é excelente para a pele e auxilia quando a pessoa for tomar sol, pegar um bronzeado”, sugere.

Confira abaixo algumas opções de receitas indicadas pela Lara.

Para a Marcela, o funcional é ideal para quem não tem costume de consumir certos alimentos, como verduras e legumes. Ou para introduzir esses ingredientes na alimentação de crianças de forma disfarçada.

É uma alternativa mais saudável que a do suco simples, só de frutas. “Veja um suco de laranja, por exemplo. Você precisa de espremer pelo menos cinco laranjas para obter o suco. Acaba ficando uma bebida com muito açúcar concentrado, que é a frutose. Ele gera um pico de glicose no organismo. Mas se você acrescenta uma fibra, como uma couve, esse alimento vai frear a velocidade com que o açúcar vai ser absorvido. Então, é uma opção mais benéfica”, destaca a nutricionista.

Receitas de sucos funcionais

Vitamina de vegetais

Ingredientes

– 120ml de água de coco

– 2 maçãs verdes

– Uma colher de sopa de inhame

– Uma rodela de 2cm de pepino

– 1 pedaço de 2cm de cenoura

– Uma colher de sopa de semente de linhaça (pode ser hidratada por 24h em água)

Benefícios

É diurético, anti-inflamatório, melhora o sistema imunológico, a pele

e o funcionamento

do intestino

Suco de maçã verde

Ingredientes

– Uma fatia de abacaxi

– Uma folha de couve

– 200ml de água de coco

– Uma maçã verde

– 3 folhas de hortelã

– Uma colher rasa de chá de gengibre em pó Ou uma pitada de pimenta caiena

Benefícios

Ajuda regular intestino, combater colesterol, promove saciedade e tem ação antioxidante

Suco de Cenoura

Ingredientes

– 1/2 cenoura

– Uma colher de gengibre ralado

– 300ml de água

– 4 folhas de hortelã

Benefícios

Ajuda a promover um bronze mais bonito e a privenir a formação de rugas e o ressecamento da pele

Suco de uva integral com linhaça

Ingredientes

– 3250ml de suco de uva integral

– Uma colher de farinha de banana verde

– Uma colher de sobremesa de farinha de linhaça

Benefícios

É antioxidande, tem poder anti-inflamatório e melhora funções intestinais

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here