• Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Mídia Kit
Bananal Online
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários
No Result
View All Result
Bananal Online
No Result
View All Result


Home Espirito Santo

Temporal deixa prejuízo de R$ 3 milhões em produção rural e localidades 4 dias sem luz, no ES

Imprensa Redação por Imprensa Redação
31 de outubro de 2018
em Espirito Santo

Vendaval destruiu a produção de banana de 120 propriedades rurais, em Iconha, com prejuízo estimado de R$ 3 milhões. No Norte, localidades de Linhares e Aracruz estão há quatro dias sem energia.

O temporal que atingiu o Espírito Santo no último final de semana deixou prejuízo em regiões do estado. Em Iconha, no Sul, o vendaval afetou a produção de banana e o prejuízo é de R$ 3 milhões. No Norte, moradores de Linhares e Aracruz estão sem energia há quatro dias.

Em Iconha, as bananeiras quebraram com o vendaval. Dos 700 produtores do município, a estimativa é de que 120 foram afetados. O prejuízo total varia de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões.

Com a produção no chão, Luciano Lourensine declara que não é possível lutar contra a natureza. “Não tem como a gente segurar o vento, porque é uma coisa da natureza. Vem e quebra mesmo”, conta.

Há quarenta anos, produtora rural Lília Vassoler cultiva banana. Ela perdeu, neste final de semana, 90% da produção e o prejuízo estimado é de R$ 15 mil.

“É muito triste. A gente perde todo o tempo de trabalho, o esforço que foi colocado ali. Meu esposo trabalha de sol a sol. Desde o ano passado, isso já aconteceu três vezes”.

Produtora perde 90% de produção de banana, o que sobrou, ela guardou em caixotes, no ES — Foto: Matheus Martins/ TV Gazeta

Produtora perde 90% de produção de banana, o que sobrou, ela guardou em caixotes, no ES — Foto: Matheus Martins/ TV Gazeta

O cientista social do Instituto Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Fábio Dalbom, como a gente tem uma população muito expressiva, os produtores rurais têm um impacto direto no comércio do município. “Com certeza o que aconteceu aqui vai afetar o comércio e as pessoas que prestam serviço”.

Norte

No Norte do estado, os moradores de Linhares e Aracruz estão sem luz desde sábado. A comunidade de Sítio Pôr-do-Sol, em Aracruz, ficou sem energia depois de um temporal. Os moradores fecharam as residências e estão indo casas de parentes na sede do município.

A dona de casa Elenice Reali disse que essa noite vai dormir em outro lugar. “Tive que pegar todas as minhas coisas da geladeira e levar para casa de parente e não estamos conseguindo dormir, porque estamos sem ventilador e com muito mosquito”, relata.

Sem energia, a comida da geladeira dos moradores estão estragando. A dona de casa Jussara de Araújo conta que jogou toda a carne fora. “Apodreceu tudo, não tinha energia e estragou as carnes todas”.

Sem energia, carne apodrece no Norte do ES — Foto: Raphael Verly/ TV Gazeta

Sem energia, carne apodrece no Norte do ES — Foto: Raphael Verly/ TV Gazeta

A falta de energia ainda está deixando os moradores sem água, porque o abastecimento das casas é feito por poço artesiano. Sem eletricidade, a bomba não funciona.

“Banheiro sem dar descarga, a criação está morrendo sem água, tem uma idosa de 90 anos que toma remédio e está em cima de uma cama e não tem energia”, explica o aposentado Antonio Rodrigues.

Comunidade fica sem água após falta de energia, no ES — Foto: Raphael Verly/ TV Gazeta

Comunidade fica sem água após falta de energia, no ES — Foto: Raphael Verly/ TV Gazeta

Os comerciantes de Desengano, localidade de Linhares, reclamam dos prejuízos da falta de energia. Além de mercadoria, o freezer do dono de uma mercearia queimou.

“Eu tive que jogar fora 20 mil litros de leite que eu já tinha no resfriador”, declara o dono de uma queijaria Djalma Soeiro.

Dono de queijaria joga leite fora, no ES — Foto: Raphael Verly/ TV GazetaDono de queijaria joga leite fora, no ES — Foto: Raphael Verly/ TV Gazeta

Dono de queijaria joga leite fora, no ES — Foto: Raphael Verly/ TV Gazeta

A EDP informou que uma equipe continua trabalhando para resolver o problema, que é complexo. A empresa não deu previsão de quando a energia será restabelecida.

Fonte: G1 ES

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

studio
Metalurgica
Sportlife
wilson
Ardizzon
Katungus
oticario
JMMadeiras
Fracaroli
soave
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Mídia Kit

© 2017 - Sistema Ribanense Digital de Comunicação EIRELE

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários

© 2017 - Sistema Ribanense Digital de Comunicação EIRELE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com