Tempos de seca ameaçam chegar no ES

A seca volta a deixar os capixabas em alerta.
O nível está tão abaixo do normal que é possível andar pelas pedras. Alguns peixes ficaram presos em poças e correm risco. O rio Itapemirim está com suas águas abaixo do normal, deixando poças e várias pedras à mostra.

O rio Jucu, que abastece parte da Grande Vitória, também vem apresentando queda em sua vazão, de acordo com boletim da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) do dia 20 de setembro.

Segundo a última medição, feita no dia 19 de setembro, o Rio Jucu está com a vazão em 6.328 l/s. A vazão vem caindo desde agosto, quando chegou a quase 10.000 l/s, apresentando apenas algumas recuperações pequenas. A vazão crítica do Rio Jucu é de 5.292 l/s.

A vazão média diária captada no Rio Jucu está em 3.441 l/s, segundo boletim da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) divulgado na segunda-feira (25).

O boletim da Agerh mostra ainda que o rio Santa Maria da Vitória está em uma situação melhor, com vazão de 9.373 l/s. Durante a crise hídrica no Estado no ano passado, o rio Santa Maria apresentou vazão abaixo do nível crítico, que é de 3.800 l/s.

No dia 11 de setembro, a vazão do Rio Santa Maria apresentou um pico, ultrapassando 18.000 l/s.

Um novo boletim sobre a vazão dos rios que abastecem a Grande Vitória deve ser divulgado pela Agerh nesta quarta-feira (27).

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here