Tropas militares da Rússia iniciam retirada do Cazaquistão

As tropas militares lideradas pela Rússia iniciaram, nesta 5ª feira (13.jan), o processo de retirada do Cazaquistão. A operação começou após uma cerimônia, reunindo soldados da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), realizada pela manhã.

“A operação de manutenção da paz acabou, as tarefas foram cumpridas”, declarou o general russo Andrei Serdiukov, comandante do contingente composto por 2.030 soldados russos, bielorrussos, armênios, tadjiques e quirguizes. Segundo ele, a partida de todas as forças deve ser concluída até o dia 22 de janeiro.

Em nota, o governo do Cazaquistão afirmou que conseguiu restabelecer a ordem no país, após quase duas semanas de protestos violentos. Além de conter os manifestantes, as tropas lideradas pela Rússia foram responsáveis por auxiliar na proteção de infraestruturas energéticas do país, onde há grande participação de empresas americanas.

A onda de protestos no Cazaquistão deixou 164 mortos e cerca de 2 mil feridos. Os atos violentos, que abordaram pautas como o aumento no preço do GLP (gás liquefeito de petróleo) e de outros combustíveis, também deixaram cerca de 6 mil detidos.

Fonte: SBT

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here