Bananal Online

Vacinação contra gripe aos sábados é adiada em BH para evitar aglomeração

A vacinação contra a gripe para pessoas acima de 60 anos começaria a ser realizada também aos sábados, a partir deste sábado (28), mas a data foi adiada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Uma nova data será marcada em conjunto com os municípios da região metropolitana.

Segundo a PBH, o adiamento segue orientação da Secretaria de Estado de Saúde, conforme proposta da sua Superintendência Regional de Saúde. Ainda assim, a vacinação continua durante a semana nos centros de saúde, postos extras e em lojas da Drogaria Araujo. Ao todo, 108 unidades da rede distribuirão senhas para a vacinação, também neste sábado (28), por ordem de chegada, das 8h às 14h. As lojas podem ser consultadas pelo site.

A prefeitura justificou a decisão explicando que “a iniciativa de somente Belo Horizonte abrir os centros de saúde para vacinação neste sábado poderia causar muita aglomeração, aumentando assim o risco de transmissão do novo coronavírus”. Além disso, a procura de moradores de cidades vizinhas na capital, no sábado, também poderia gerar dados incorretos de cobertura vacinal em relação à população de Belo Horizonte.

A PBH também informou que Ministério da Saúde assumiu o compromisso com os municípios de fornecer vacina para todo público-alvo da campanha, que em Belo Horizonte é de cerca de 1 milhão de pessoas. Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde irá receber uma nova remessa de vacinas e a previsão é que na próxima semana todos os centros de saúde e postos extras estejam abastecidos.

A previsão era que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe fosse iniciada em 9 de abril. Com a antecipação para 23 de março, o Instituto Butantan acelerou a produção do insumo e, para atender a grande demanda, tem feito remessas de forma escalonada ao Ministério da Saúde, responsável pelo envio das doses aos municípios.

Fonte: BHAZ

Sair da versão mobile