Vice-governadora apresenta Agenda Mulher para inciativa privada e parceiros

A vice-governadora, Jaqueline Moraes, apresentou o “Programa Agenda Mulher” para os principais parceiros externos que podem colaborar ou participar na realização do projeto, cujo objetivo é estabelecer o empreendedorismo como política pública para valorização das mulheres no Estado do Espírito Santo. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (4), no Palácio da Fonte Grande.

Ao fazer a abertura da apresentação do Programa, Jaqueline Moraes reafirmou o seu propósito como vice-governadora de trabalhar para que as mulheres sejam representadas com igualdade na economia. “É privado para muitas mulheres o acesso a conteúdo, cursos, palestras e outros serviços que venham realmente ao encontro de suas necessidades. E é justamente nesta falta de um conhecimento mais profundo que queremos atuar, com ações decisivas para o sucesso dessas mulheres empreendedoras”, declarou a vice-governadora.

Falando do Agenda Mulher, ela lembrou que o programa “chega com a missão de alinhar a participação conjunta do Governo do Estado e outros órgãos parceiros para incentivar o empreendedorismo feminino e dar oportunidade às mulheres de investirem mais e melhor dentro de seus propósitos e recursos”, afirmou.

Agenda Mulher

Presente, a Universidade de Vila Velha (UVV) colocou o projeto GastroLar, que capacita mulheres na área de gastronomia, e o mestrado em segurança pública, que tem uma linha de pesquisa voltada para violência contra a mulher, à disposição para parcerias.

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) apresentou a trilha de aprendizagem “Impactar e Empreender”, com diversos cursos na área de empreendedorismo, gestão financeira e negócios de impacto social, por exemplo.

Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) apresentou projetos e ações como a economia solidária, que trabalha com as catadoras, o artesanato, microempreendedora individual e a agricultura familiar. A agência também conta com parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), com a disponibilidade de bolsas de capacitação.

A Aderes também mostrou o projeto “Capacitar para Empreender”, com o recorte feminino “Delas”, voltado para gerar renda, ponto de trabalho e qualificação para as mulheres. Além disso, o “Capacitar para Empreender” também trabalha com a Lei Maria da Penha, no enfrentamento a violência contra a mulher.

Próximos passos

Em uma próxima etapa, o Agenda Mulher visita o Senai Araças, em Vila Velha, para conhecer o projeto “ModaLab”, um laboratório de moda para desenvolvimento e aperfeiçoamento de negócios na área. Na ação frequentada majoritariamente por mulheres, as participantes aprendem, ensinam e compartilham conteúdos de moda através de workshops, cursos e consultorias em um ambiente colaborativo.

Participaram do encontro na vice-governadoria: Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES); Universidade de Vila Velha (UVV): Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Espírito Santo em Ação: Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES); Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e a Secretaria de Direitos Humanos (Sedh).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here