Bananal Online

Vigilância visita 3 mil imóveis e identifica 55 focos da dengue no Pontal do Ipiranga

Mais de 3 mil imóveis visitados e 55 focos de mosquitos coletados em residências do balneário.  Este é o resultado do mutirão de combate a dengue realizado na última semana, entre os dias 17 e 19 de julho, no balneário do Pontal do Ipiranga, em Linhares. A ação promovida pela Vigilância em Saúde, da secretaria Municipal de Saúde, foi realizada para intensificar as ações de combate ao mosquito da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, após o evento do Forró do Pontal, quando o balneário recebe muitos turistas. Neste ano já foram registrados no balneário quatro casos da doença. O município contabiliza hoje 1.888 casos de dengue.
Uma equipe de 30 agentes de combate a endemias percorreram as residências do balneário. “Fizemos um trabalho reforçado de combate a dengue realizando as visitas casa a casa com intuito de eliminar os focos de mosquito e orientar os moradores. Coletamos mais de 50 focos em residências do balneário. É preciso que as pessoas entendam que a dengue só é combatida em conjunto. Apenas 10 minutos por semana, cuidando da sua casa, já é o bastante,” destaca a supervisora geral de Combate às Endemias, Luzinete Urbano da Silva.
Edeverval Batista, morador do balneário, falou sobre o mutirão. “É muito importante receber esta ação da prefeitura aqui no Pontal para alertar as pessoas sobre os cuidados com a dengue e também eliminar os focos. É fundamental que a comunidade se envolva no combate deste mosquito tão perigoso, mantendo a casa sempre limpa, sem água empossada. Isso papel de cada um de nós”, frisou.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Três Barras. O telefone para contato é o (27) 3371-4098 ou 98132-0157.
Dicas para combatermos o mosquito
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’ água) e mantenha-os sempre limpos.
– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.
Fonte: Site de Linhares
Sair da versão mobile