“Eles se aproveitam do fato de a grande maioria dos aposentados não terem acesso à internet, para acessar o sistema do INSS e verificar o extrato discriminado”, disse Jânio

Muitos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não sabem, mas têm até 5% do seu benefício descontados por sindicatos e associações. E o pior: sem autorização prévia. Uma fonte do INSS estimou que cerca de 4% desse público no Estado — 20.240 de 506 mil pessoas — sofrem esse tipo de cobrança indevida.
De acordo com Jânio Araújo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical no Estado, há previsão legal para essas cobranças — que podem ser de até 5% do benefício — por parte de associações e sindicatos. No entanto, é obrigatório que o segurado preencha uma ficha autorizando o desconto, prática que não é seguida por essas instituições.
“Eles se aproveitam do fato de a grande maioria dos aposentados não terem acesso à internet, para acessar o sistema do INSS e verificar o extrato discriminado”, disse Jânio.
Ele conta ainda que essas associações pegam dados e cópias de documentos de aposentados e pensionistas na internet, falsificam assinaturas e produzem uma ficha de autorização da cobrança.
“Dizem que até mesmo compram esses dados. Aí a vítima é descontada durante anos. Até ela perceber a cobrança e pedir que pare, isso pode demorar anos. Esses sindicatos e associações ganham muito dinheiro às custas do dinheirinho dos idosos”, lamentou.
Fonte Tribuna Online.