Você sabe que material vermelho é aquele jogado sobre incêndios florestais?

Infelizmente, estamos vivendo uma época com muitos casos de incêndios florestais no Brasil e no mundo. O fogo se alastra rapidamente quando encontra folhas secas, e os prejuízos para esse tipo de ocorrência são muito grandes, tanto em termos financeiros quanto em ambientais e de segurança.

Se você acompanhou os noticiários recentemente, deve ter visto que uma das medidas utilizadas para conter e apagar o fogo nesse tipo de incêndio é jogar uma substância vermelha sobre ele – mas você sabe que material é esse?

Composto importante

controle de incêndio

Feito à base de água, esse material contém goma ou argila para ficar mais espesso, fazendo com que a água se transforme em uma coberta densa e não evapore antes de atingir o fogo. Esses materiais utilizados para transformar essa água toda em um mix vermelho servem também para que uma área maior seja coberta.

A coloração vermelha vem do óxido de ferro, que ajuda os bombeiros a enxergarem quais áreas já foram pulverizadas. Em alguns casos, essa mistura é composta até mesmo por fertilizantes, com o intuito de estimular o crescimento das plantas nas regiões afetadas.

Além de impedir que o fogo progrida, o material vermelho lançado sobre os incêndios faz com que os bombeiros tenham mais tempo para trabalhar sobre as áreas afetadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here