Alertas apontam risco de chuvas intensas e raios até o fim de semana

O tempo abafado e a passagem de uma frente fria na região Sudeste provocam instabilidade no Estado. Alertas indicam o risco de voltar a ocorrer chuvas fortes, tempestade de raios, vendaval e alto acumulado de chuva nos próximos dias.

O Climatempo destaca que a grande disponibilidade de ar quente e úmido e a circulação de ventos, junto à passagem da frente fria, forçam a concentração de umidade, o que pode gerar grandes e fortes áreas de instabilidade sobre a região Sudeste.

O serviço de alerta da Defesa Civil também emitiu alertas para o Estado. As mensagens avisam do risco de chuvas intensas em todo o Espírito Santo e ainda de deslizamentos.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta risco de chuva localmente forte em todo o Espírito Santo, em um curto intervalo de tempo, favorecendo, assim, a ocorrência de enxurrada e deslizamentos. De acordo com o Cemaden, há risco médio de ocorrer esses eventos geo-hidrológicos no leste do Estado, onde pode ser registrado maior acumulado de chuva.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há perigo potencial de ocorrerem chuvas intensas até as 8h de sexta-feira (9), podendo ter entre 20 e 30 mm/h de chuva, ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (entre 40 a 60 km/h), em todo o Estado, como exceção de Norte e Nordeste capixaba. O Instituto destaca que há baixo risco de ocorrer queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Dois avisos de atenção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam o risco do Estado ter chuvas intensas, tempestades de raios, vendaval e alto acumulado de chuvas no fim da tarde desta quinta-feira (8) e na sexta. De acordo com o Inpe, ocorrerão pancadas de chuva, que localmente serão de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas, rajadas de ventos e pontuais acumulados expressivos de precipitação.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta sexta, trechos do Estado acima do Rio Doce têm pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde, enquanto as demais áreas têm chuva em momentos do dia podendo ocorrer em forma de pancadas com trovoadas entre a tarde e a noite.

No sábado (10), o sol aparece entre nuvens em todo o Espírito Santo, com chuva ocasional em alguns momentos do dia. Há ainda previsão de pancadas acompanhadas de trovoadas, a partir da tarde, em todas as regiões. O vento sopra com intensidade moderada no litoral sul, com rajadas entre o litoral norte e litoral da Grande Vitória.

O sol volta a aparecer no domingo (11) em alguns momentos, mas ainda ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no extremo sul do Estado. Na Grande vitória, região Serrana, Noroeste, Nordeste e extremo Norte, o domingo começa com muitas nuvens e chuva rápida na madrugada e manhã. A partir da tarde, ocorrem pancadas de chuva.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here