Antes e depois do Rio Bananal impressiona; Veja as fotos

Desde a última sexta-feira (1), os moradores de Rio Bananal sentem os efeitos das chuvas no município.

 

O grande volume de água chegando na cidade ganhou destaque na observação da população sendo que o município sofreu com seca. Nesta terça-feira (05), o Bananal Online acompanhou os moradores ribeirinhos,são quatro dias de dezembro chovendo seguidos, isso significa 50% a mais do que costuma chover no mês.

COMEMORAÇÃO DOS RIBANENSES

Apesar do estado de alerta no município por conta de deslizamentos, o secretário de Meio Ambiente de Rio Bananal, comemora “Nós estamos até muito felizes. Passaram-se quatro anos de seca, onde as nascentes e os córregos secaram. Estávamos passando por uma situação de conflito em muitos lugares. Em algumas regiões, a água nasce em uma propriedade e seca até chegar nas demais. Essa chuva está restabelecendo nossos lençóis freáticos”, comentou o secretário.

A seca também atingia moradores fora do campo. “Casas que tinham cisternas secaram e ficaram sem condições nenhuma. Graças a Deus, depois de quatro anos, a chuva veio. Temos alguns probleminhas, mas nem tanto. Estamos em alerta porque a previsão é de mais chuva para os próximos dias e pode ocorrer de o rio transbordar. A última vez que aconteceu isso foi em 2013. Dali pra cá, vivemos uma estiagem muito triste”, desabafou.

EFEITOS NATURAIS.

Segundo secretário, tem muita lama na cidade trazida pela enxurrada. “Criamos um plano contingente e estamos atentos para qualquer eventualidade. Mas precisávamos muito da chuva. Estrada a gente conserta”, disse.

De acordo com a Defesa Civil do município, até o momento, por uma questão de precaução, famílias que forem atingidas pelas chuva em caso de enchentes serão levadas para o seminário. Uma casa ribeirinha foi interditada, e tem outras duas do bairro Santo Antonio em área de risco por conta de um possível deslizamento de um barranco.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here