Após 288 casos de dengue serem confirmados no município, A Prefeitura de Linhares decretou estado de alerta contra a doença

Confira quais os bairros com mais notificações e casos e os dias que o carro fumacê passa

Imagem ilustrativa

Após 288 casos de dengue serem confirmados no município, A Prefeitura de Linhares decretou estado de alerta contra a doença as localidades da cidade com mais notificações e casos confirmados são:

*Araçá

*Aviso

*Interlagos,

*Novo Horizonte

*Shell

*Centro

*Bebedouro.

Neste ano já são 1.039 casos que foram notificados. O resultado dos últimos levantamentos indicou os depósitos de uso doméstico (vasos de planta, bebedouros de animais, pingadeiras, reservatórios de água) e recipientes descartáveis, como principais criadouros para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em relação ao último levantamento, o município manteve sua classificação de risco médio, definida como estado de alerta.

A prefeitura fez um  levantamento e o mesmo revelou que a predominância de focos do mosquito está nas casas, não em terrenos baldios. Por isso, o responsável técnico pelo controle de vetores, Geremilson Gomes, informou que equipes de agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde têm orientado moradores sobre a importância de eliminar oscriadouros do Aedes aegypti de suas residências.

Para eliminar as fêmeas do mosquito e auxiliar na interrupção da ocorrência das doenças transmitidas pelo mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde faz a aplicação de fumacê.Mas o uso do produto não pode ser indiscriminado. “Não adianta jogar mais inseticida e nem inúmeras vezes. É preciso fazer o uso equilibrado. As pessoas ficam felizes quando percebem o fumacê passando todo o dia, porém, se isso passa a acontecer indiscriminadamente, acaba selecionando os mosquitos que sobrevivem ao fumacê. Na próxima epidemia, não vai adiantar usá-lo em momento algum, porque uma população maior de mosquitos serão resistentes ao inseticida”, ressaltou Geremilson.

Diante destas explicações, a Secretaria de Saúde informa que apenas os bairros com índice de infestação mais elevados e com maior transmissão da doença, receberão aplicação de fumacê, conforme programação:

 

Fonte NorteNotícia.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here