
A Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, elaborou e divulgou cronograma de recolhimento de entulho, que contempla 32 bairros do Município. Porém, ainda assim, há moradores que insistem em descumpri-lo e colocar o entulho produzido fora do prazo determinado para recolhimento. As ocorrências já chegam a marca de 400 moradores notificados por toda cidade e 35% dessas notificações estão concentradas em apenas 7 bairros.
De acordo com o Departamento de Fiscalização Municipal, vinculado a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, os bairros onde os moradores mais descumprem o cronograma e colocam seus entulhos fora do prazo determinado para recolhimento são Interlagos; Aviso; Shell; Conceição/Juparanã; e empatados na última posição BNH e José Rodrigues Maciel. O morador que descumpre o cronograma é, inicialmente, notificado; se reincidir é multado em R$ 234,75 e, caso o valor não seja quitado, ele recebe outra multa de R$ 1.204,00 e persistindo a não quitação, será inserido em dívida ativa.
Entulhos são resíduos provenientes de:
Construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos; blocos cerâmicos; concreto em geral; solos; rochas; metais; resinas; colas; tintas; madeiras; compensados; forros; argamassa; gesso; telhas; pavimento asfáltico; vidros; plásticos; tubulações; fiação elétrica.
Jardinagem, como: apa ras de grama; folhas; ervas daninhas; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível.
Resíduos domésticos, como: cama, roupeiro, geladeira, fogão.
fonte:site de linhares











