Chuva extremamente volumosa no Espírito Santo

Nuvens muito carregadas voltaram a crescer sobre o Espírito Santo na tarde e noite da terça-feira, 5 de dezembro, e provocaram chuva extremamente volumosa . As grandes áreas de instabilidade sobre o estado estão associadas com a formação e o aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Espírito Santo, sendo reforçadas pelo fluxo de umidade vindo do Norte do país.

Em Nova Venécia, no noroeste capixaba, em apenas uma única hora , entre 17 e 18 horas, horário de Brasília, foram acumulados cerca de 85 mm , segundo informação da estação automática do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), localizada no Centro da cidade. No acumulado de 6 horas , entre 17h40 e 22h40, o CEMADEN registrou 152,4 mm na região da rodoviária xv de novembro . Por volta das 22 horas da terça-feira, 5, a chuva continuava, porém com fraca intensidade.

Publicidade

Publicidade

A região de Ecoporanga também teve chuva muito volumosa entre o fim da tarde e o começo da noite do dia 5 de dezembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 107,2 mm em apenas 3 horas de chuva, entre 17 e 20 horas .

Na animação de imagens captadas pelo satélite GOES 13, é possível ver os núcleos de nuvens muito carregadas (manchas vermelhas e pontos amarelos) que passaram pelo norte do Espírito Santo e provocaram as tempestades, mas depois foram para o sul da Bahia. Outros núcleos de chuva forte cresciam no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Foto: Climatempo

Mais chuva

O Espírito Santo segue a semana em alerta para muita chuva . Muitas áreas no sul do estado já acumularam de 100 a 200 mm em apenas 5 dias de chuva. Até o domingo, 10 de dezembro, outros eventos de chuva forte e volumosa podem ocorrer sobre o Espírito Santo aumentando o risco de enchente e deslizamento de terra em áreas de encosta.  Em Vitória já choveu cerca de 80% da média de chuva pra dezembro em apenas 5 dias de chuva.

Foto: Climatempo

Foto de Danilo Wandel Rei, Pedro Canário (ES)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here