• Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Mídia Kit
Bananal Online
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários
No Result
View All Result
Bananal Online
No Result
View All Result


Home Política

Cientistas recusam medalha após Bolsonaro retirar nomes da lista de agraciados

Nunes por Nunes
6 de novembro de 2021
em Política

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi fundada em 1993 | Ricardo Valverde (CCS/Fiocruz)

Um grupo de 21 cientistas agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico decidiu recusar a honraria depois que o presidente Jair Bolsonaro retirou da lista de agraciados dois nomes da comunidade científica  ligados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia .

Um deles, Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, é pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e coordenou um estudo, em Manaus, que comprovou a ineficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. O outro nome cassado por Bolsonaro da lista de homenageados é o da diretora da Fiocruz Amazônia Adele Schwartz Benzaken.

Em carta aberta, os pesquisadores declaram que a decisão do presidente de excluir os dois nomes – “inaceitável sob todos os aspectos” – é “mais uma clara demonstração de perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à ciência e tecnologia por parte do governo vigente”.

“Enquanto cientistas, não compactuamos com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência e tecnologia têm sido utilizados como ferramentas para fazer retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade científica brasileira nas últimas décadas.”

Na carta, o grupo lembra que a Ordem Nacional do Mérito Científico, fundada em 1993, é um instrumento de Estado “para reconhecer contribuições científicas e técnicas de personalidades brasileiras e estrangeiras”. E que a indicação de membros agraciados é feita por uma comissão formada por três representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; três membros indicados pela Academia Brasileira de Ciências e três indicados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Os cientistas finalizam a carta declarando-se honrados por terem seus nomes indicados à comenda, mas, em solidariedade aos colegas excluídos, decidiram pela renúncia coletiva.

“Consideramos, portanto, gratificante nossa presença nessa lista, e ficamos extremamente honrados com a possibilidade de sermos agraciados com um dos maiores reconhecimentos que um cientista pode receber em nosso país. Entretanto, a homenagem oferecida por um governo federal que não apenas ignora a ciência, mas, ativamente, boicota as recomendações da epidemiologia e da saúde coletiva, não é condizente com nossas trajetórias científicas. Em solidariedade aos colegas que foram sumariamente excluídos da lista de agraciados, e condizentes com nossa postura ética, renunciamos coletivamente a essa indicação.”

Na 6ª feira (5.nov), após a divulgação da decisão de Bolsonaro de retirar da lista de agraciados dois nomes ligados à instituição de pesquisa, a direção da Fiocruz também manifestou solidariedade aos cientistas. Em nota, a fundação destaca a abrangência da pesquisa liderada por Marcus Lacerda em Manaus, que demonstrou a ineficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes graves com covid-19, que contou com mais de 70 pesquisadores e colaboradores de instituições como Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Universidade do Estado do Amazonas e Universidade de São Paulo.

“A Fundação apoia incondicionalmente a ciência e seu corpo de pesquisadores e reafirma seu compromisso com a missão de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.”

Fonte: SBT

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

studio
Metalurgica
Sportlife
wilson
Ardizzon
Katungus
oticario
JMMadeiras
Fracaroli
soave
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Mídia Kit

© 2017 - Sistema Ribanense Digital de Comunicação EIRELE

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários

© 2017 - Sistema Ribanense Digital de Comunicação EIRELE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d