Vinte anos. Esse é o tempo que a empresa que assumir a administração da BR-262 terá para duplicar toda a rodovia federal no Estado. Já o pedágio começa a ser cobrado ao fim do primeiro ano de contrato, em setembro de 2021.
Os detalhes do modelo de concessão para privatizar a rodovia foram divulgados ontem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), durante audiência pública realizada em Vitória.
A concessionária que assumir a rodovia terá oito anos para duplicar 54 quilômetros de pista, entre Viana e o distrito de Vítor Hugo, em Marechal Floriano. Já o prazo para fazer a duplicação dos 125 quilômetros restantes (até a divisa com Minas Gerais) é bem maior: até 2040.
Até lá, o motorista terá de pagar até R$ 33,30 para atravessar toda a rodovia no Estado. Serão três praças de pedágio: em Viana, no km 26; em Venda Nova do Imigrante, no km 97; e em Ibatiba, no km 147.
Em cada uma delas será cobrada tarifa de até R$ 8,54 em locais de pista simples e de R$ 11,10 na pista dupla. Esse valor, no entanto, ainda pode sofrer uma redução de até 12% durante o edital.
Questionado sobre o alto valor do pedágio – em comparação com outros cobrados no Estado –, o gerente de Regulação e Outorgas de Rodovias da ANTT, Marcelo Fonseca, justificou dizendo que o investimento da empresa será alto: R$ 9,1 bilhões em 30 anos.
“Por ser um trecho de relevo montanhoso, a rodovia exige obras de engenharia com bastante complexidade. São R$ 6 bilhões somente com obras de ampliação. É um valor elevado, o maior investimento da história, e isso leva a tarifas mais elevadas”, afirmou.
Desconto
O governo federal também estuda a possibilidade de conceder um desconto de até 40% para condutores de carro ou moto que passem com frequência pelo pedágio. Quanto mais ele trafega pela via, maior será o desconto.
A ANTT garantiu, ainda, que o reajuste anual será pequeno – diferente do que acontece na BR-101. O aumento vai levar em conta somente a inflação. “Inclusões maiores só a cada cinco anos” disse Fonseca.
Além dos 178 kms da BR-262 no Estado, a empresa também vai assumir 494 kms da rodovia em Minas Gerais. O trecho da 262 em Cariacica vai continuar sendo administrado pelo governo federal.