Decolou: Prefeito Guerino confirma início das obras do Aeroporto de Linhares

Está muito perto das obras de ampliação do Aeroporto Regional de Linhares serem iniciadas. A previsão é que elas comecem até o final deste ano já que a licença ambiental que permite que a ordem de serviço para o início das obras seja assinada foi emitida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) nesta segunda-feira (6). Há cerca de 15 dias, a fase de desapropriações das áreas próximas ao aeroporto foi finalizada e o Governo do Espírito Santo já cumpre o processo de indenizações. A obra de ampliação está orçada em R$ 30 milhões e a expectativa é que até o final de 2018 ela esteja concluída.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon recebeu com a alegria a notícia da emissão da licença ambiental e destaca que o prazo limite para o governo federal liberar os recursos é até o dia 15 deste mês. Ele acredita que até o final deste ano as obras sejam iniciadas e quando prontas irão melhorar a infraestrutura do Estado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e atenderá a demanda de passageiros para voos regionais e executivos das Regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo, e também servirá como alternativa para voos que pousariam na capital.

“Linhares hoje é uma referência nacional em diversos setores como o agronegócio e o polo metalmecânico, por isso a ampliação do aeroporto regional vai despertar o interesse de investidores nacionais e internacionais, além agregar e gerar movimentação turística, cultural e financeira”, destacou. Guerino também reforça que infraestrutura é desenvolvimento e as aerovias têm papel fundamental em alavancar empregos e atrair novas empresas. “Essa obra vai beneficiar não só Linhares, mas toda a região Norte e Noroeste do Estado, com o transporte de cargas e de passageiros, e até mesmo o nordeste de Minas e Sul da Bahia”, pontuou.

O Aeroporto de Linhares terá uma nova pista de pousos e decolagens. A extensão da pista será aumentada de 1.350 metros para 1.850. O terminal de passageiros será ampliado de 60m2 para 2.500 m2. Também serão realizadas obras de melhoramento da pista de taxiamento e ampliação do pátio de aeronaves. Está prevista ainda a implantação de sinalização horizontal e luminosa, o que permitirá que o terminal passe a operar a noite. Os recursos para ampliação do Aeroporto de Linhares são 60% de ordem federal e 40% do Estado. A empresa A.Madeira Construtora foi a vencedora da licitação e já assinou o contrato com o poder público, aguardando apenas a expedição da ordem de serviço.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here