Duas barragens em São Roque do Canaã prometem resolver falta de água no município

Secretaria de Agricultura do Espírito Santo assinou, nesta sexta-feira (21), a ordem de serviço para a construção de duas barragens em São Roque do Canaã, no Noroeste do estado.

As duas barragens, que ficarão no distrito de Santa Júlia, juntas terão a capacidade para armazenar 175 milhões de litros de água. O investimento total será de R$ 2,4 milhões. O prazo para a execução das obras é de 180 dias.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, reforçou que a construção das barragens visa a aumentar o reservatório hídrico para os períodos de falta de chuva e destacou que o município de Sooretama foi um dos mais atingidos pela seca.

“Essas duas barragens estão sendo construídas, distantes da sede da cidade, o que mostra que os investimentos do governo estão chegando onde a maioria não costuma chegar. Essa é a região que menos chove no estado, portanto, a construção desses reservatórios é fundamental tanto para o abastecimento humano da cidade quanto para os nossos produtores rurais”, declarou o secretário Octaciano Neto.

O produtor rural da localidade de Santa Luzia João Carlos Rocha disse que a barragem será fundamental para a região.

“Apesar da falta de chuva que atinge a cidade, a região de Santa Luzia tem conseguido lidar um pouco melhor com a seca. A barragem vai ajudar a cidade, e é preciso primeiro pensar na água para beber, e depois, usar o restante para a produção agrícola”.

O vice-governador, César Colnago, destacou a importância de se investir nas barragens.

“Investir em água é essencial. Terra sem água não vale nada. As barragens vão melhorar a vida dos produtores que sofrem com a estiagem e também vão valorizar a terra, inclusive como atração turística. Mas as barragens sozinhas não vão resolver o problema. Precisamos dar mais sustentabilidade à nossa agricultura e continuar reflorestando para a conservação das nascentes”.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here