Em Sooretama diretor do PA fez fotos ao lado de um sr na maca e foi demitido por falta de sensibilidade

O vídeo mostra o despreparo da equipe do PA onde a Filha do paciente denunciou a cena. Dois dias depois João faleceu no Hospital Geral de Linhares.

Deitado na maca, enquanto espera atendimento, João Alves, 63 anos, observa os profissionais da saúde posarem para uma foto. A cena aconteceu no último dia 09 de julho no Pronto-Atendimento de Sooretama, e foi filmada com o celular pela filha do idoso, Luciana Souza. João faleceu dois dias depois, no Hospital Geral de Linhares (HGL), também na região Norte. O vídeo, compartilhado pela filha em uma rede social, gerou indignação na internet.

As imagens mostram o idoso no corredor do PA enquanto um grupo de oito profissionais se organiza para tirar uma foto durante o horário de trabalho. Na foto estavam um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, além do diretor do Pronto-Atendimento, Francisco Bittencourt, e de outros funcionários. Indignada com a situação, Luciana publicou o vídeo no Facebook dias depois da morte do pai e marcou o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel na postagem.

Em entrevista à TV Gazeta Norte, o prefeito do município classificou a atitude dos profissionais de saúde como “desumana” e “desrespeitosa”. Nessa segunda-feira (17), Broedel, que postou um posicionamento em sua página no Facebook,  garantiu que o caso será apurado e afastou Francisco Bittencourt do cargo de diretor do Pronto Atendimento.

Bittencourt chegou a postar uma foto da equipe na rede social, parabenizando os funcionários pela primeira semana de funcionamento do PA 24 horas. Procurado pela reportagem da TV Gazeta, ele afirmou que a intenção era ter feito a foto de manhã, mas, como o PA estava cheio, o registro foi feito à tarde, quando só tinham dois pacientes no local, entre eles seu João. Bittencourt disse ainda que a foto foi feita enquanto o idoso estava na sala de raio-x, embora o vídeo mostre João no corredor da unidade.

A família diz que João foi levado ao PA na manhã do dia 09, um domingo, com fortes dores no peito e no pescoço, e que no PA teria feito apenas um raio-x e recebido uma injeção para dor. O idoso foi encaminhado para o Hospital Geral de Linhares na noite daquele dia, onde ficou internado até terça-feira, dia 11. Na terça, João recebeu alta, mas retornou ao hospital com dores, onde acabou falecendo.

Prefeito se manifesta no Facebook

Na manhã desta segunda-feira, dia 17, o prefeito Alessandro Broedel empossou o novo diretor do Pronto Atendimento 24 horas. A função será exercida interinamente pelo Subsecretário de Saúde, Ailton Gabriel. O prefeito reafirmou o seu compromisso com um atendimento humanizado ao cidadão em todas as repartições públicas, por isso a necessidade de se substituir a direção do PA neste momento em que um processo administrativo está em curso para a apuração das reclamações levantadas.

Sobre o fato divulgado nas redes sociais no último fim de semana o prefeito relata que de acordo com o médico que atendeu o paciente, durante o exame físico e anamnese, foi observada uma queda do estado geral e alterações discretas na ausculta respiratória. Diante do quadro encontrado, foi realizado um Raio X de tórax para melhor entendimento do quadro respiratório. Posteriormente, a filha do paciente informou ao médico que o enfermo estava com queixas de dor, dessa forma foi aplicado o medicamento para diminuição da dor, em seguida o paciente deu entrada na ambulância do PA e foi encaminhado para reavaliação no HGL.

O Prefeito Alessandro se coloca à disposição da família do paciente para o esclarecimento de qualquer dúvida e salienta a importância de que todas as denúncias ou reclamações sejam feitas por meio da Ouvidoria Municipal, pois até a publicação deste fato nas redes sociais a prefeitura não havia sido informada para tomar as providências cabíveis.

Ailton destaca o seu compromisso com o projeto do Prefeito Alessandro de realizar um atendimento humanizado, principalmente em se tratando do PA, uma vez que as pessoas que necessitam de atendimento já estão em uma situação delicada por conta da saúde, e se coloca à disposição da população para colaborar no que for preciso quando o assunto for o atendimento no Pronto Atendimento 24 Horas.

 Fonte: Gazeta Online

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here