
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo nas próximas horas. Um alerta vermelho, com grau de severidade de ‘grande perigo’, válido para cidades do extremo sul do Espírito Santo na divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais, com previsão de acumulado de chuva de pode ser superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos até 100 km/h. O aviso vermelho vale até as 3h deste sábado (18).

Outra alerta vigente, é o de cor laranja, que representa ‘perigo’ e abrange grande parte do Estado, passando pelo Sul, Grande Vitória e cidades do Norte capixaba, conforme você vê no mapa. Nessa área, pode chover bastante com acumulado entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. As rajadas de vento ficam entre 60 e 100 km/h. É grande o risco, nestas condições, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso laranja vale até as 11h deste sábado (18).

Mais um alerta em vigor no Espírito Santo, é o de cor amarelo e, este, abrange municípios mais no extremo norte do Estado. Nessa área, a chuva fica entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os ventos oscilam entrem 40 e 60 km/h. Na área em amarelo no mapa, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso laranja vale até as 11h deste sábado (18).

O Instituto Nacional de Meteorologia também divulgou as seguintes instruções em virtude do mau tempo:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
MOTIVO DAS TEMPESTADES PREVISTAS
Demandado pela reportagem de A Parresia, o Inmet informou que dois fenômenos vão provocar chuvas fortes no Estado neste fim de semana. O primeiro é a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um corredor de umidade do Norte ao Sudeste do país. É um tipo de fenômeno comum nesta época do ano onde cai muita chuva em forma de temporais. Outro fenômeno que vai endossar os temporais, é uma frente formada no oceano e ajuda a manter e a encorpar as áreas de instabilidade no Espírito Santo.
Fonte: A Parresia











