Golpe no Facebook e no WhatsApp oferece viagens de graça

Pesquisadores da ESET encontraram, nessa quinta-feira (16), uma nova fraude circulando pelo Facebook e WhatsApp. No caso, o golpe compartilhado entre usuários promete passagens aéreas grátis oferecidas pela companhia Gol.

No golpe, o usuário é levado a participar de um questionário com 4 perguntas e, em seguida, a compartilhar a publicação falsa com 30 contatos de WhatsApp.

No entanto, a vítima estará apenas compartilhando o golpe sem saber e fazendo com que outras pessoas também sejam vítimas.

Ao acessar a publicação pelo computador, o usuário pode facilmente reconhecer a URL falsa.

Além disso, o usuário é redirecionado para uma página que promete alterar a cor do serviço de WhatsApp Web, o que não tem relação com a suposta promoção.

Complementos

Já no computador, a vítima é induzida a baixar complementos maliciosos que permitem o surgimento de publicidades falsas, gerando cliques e algum tipo de lucro para os cibercriminosos.

A Gol Linhas Aéreas fez o seguinte comunicado:

“O portal VOEDEGOL vem tentando de forma fraudulenta conseguir dados de nossos clientes prometendo passagens gratuitas. Esclarecemos que o portal não é da GOL Linhas Aéreas e estamos fazendo o possível para retirá-lo ao ar”.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here