Incaper lança nova variedade clonal de café conilon em Marilândia, no Norte do ES

Pesquisadores desenvolveram um jardim clonal superadensado, que permite ao produtor plantar mais em um espaço reduzido.

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou uma nova variedade clonal do café conilon em uma fazenda experimental de Marilândia, no Norte do Espírito Santo. Os pesquisadores também desenvolveram um jardim clonal superadensado.

A nova variedade – mais tolerante à seca, resistente a doenças e com boa produtividade – herdou o nome Marilândia, como o município, e é resultado do programa de melhoramento do café conilon, que existe há 32 anos no estado.

De acordo com o pesquisador e coordenador estadual da cafeicultura, Romário Ferrão, o período de seca, nos últimos três anos, foi aproveitado para se fazer uma experiência, agrupando os cafés mais resistentes para formar a “Marilândia”.

”De mais de 2 mil clones dentro do nosso programa de melhoramento, nós selecionamos os 12 mais toleráveis à seca, com mais eficiência no uso da água. Agrupamos eles e desenvolvemos essa variedade”, explicou.

Para a reprodução das mudas, o Incaper desenvolveu um jardim clonal superadensado, que permite ao produtor plantar mais em um espaço reduzido.

“No jardim clonal tradicional, você conduzia a planta até dois anos de idade para começar o processo de produção de estaquina, para ter volume e vigor para isso. Agora, esse processo foi desenvolvido no sentido de trazer para um campo menor, mais fácil de cuidar, com o número de plantas muito maior”, destacou o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Aymbiré Fonseca.

Aymbiré ressaltou, também, a diferença em relação ao número de plantas por hectares dos modelos de reprodução.

“Enquanto no jardim tradicional você tinha em média 5 mil plantas por hectare, neste tem 31 mil plantas por hectare, que são plantadas em fila dupla e de forma bastante adensada”, explicou o pesquisador.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here