Produtor rural queria expandir as vendas para outros estados através da internet e pediu ajuda do neto. Parceria entre os dois conquistou a internet e trouxe milhares de novos clientes
Uma parceria entre avô e neto conquistou usuários da internet e, de quebra, alavancou um negócio da família. Ao publicar uma espécie de “tutorial” em que ensina o avô a usar as redes sociais para vender o café que produz, o adolescente Eduardo Seidel, de 16 anos, fez com que a conta da empresa na internet ganhasse mais de 20 mil seguidores em poucos dias.
Eduardo explicou que a empresa de café de avô, Francisco Gonçalves, de 73 anos, já existe há mais de dez anos, mas as vendas ficavam restritas à região de Manhuaçu, em Minas Gerais, onde fica a fábrica.
Foi ideia do próprio Francisco criar uma conta no Instagram para que o café pudesse ser vendido e enviado para outros estados. Sem saber como fazer isso, o idoso pediu ajuda ao neto, que mora em Vitória.
“Ele não fazia ideia de como mexer, nem abria o celular direito. Só sabia usar o e-mail e uma planilha para controlar as vendas”, contou Eduardo.
Tutorial à moda antiga
O neto, então, teve a ideia de fazer um “tutorial” em um caderno com o passo a passo para que o avô entendesse como funciona a ferramenta e, aos poucos, pudesse aprender a administrar o perfil.
O adolescente desenhou os ícones da rede social e fez uma espécie de legenda para o avô.
Só que, antes mesmo que Francisco pudesse dominar as funções do aplicativo, a conta do Café Sr Chiquinho bombou na internet. A história de parceria entre avô e neto encantou as redes sociais. Consequentemente, o perfil da empresa ganhou milhares de seguidores.
“Eu fiz uma publicação no Twitter com o desenho que fiz ensinando ele a usar o Instagram. Algumas páginas da internet compartilharam e em quatro dias o instagram dele ganhou 20 mil seguidores”, contou Eduardo.
“Deu um impacto de venda, uma boa aceitação de imediato e nós estamos naquela expectativa de prosperar esse negócio”, disse Francisco.
Planos
No perfil da empresa, são milhares de comentários elogiando a atitude do neto e desejando sucesso para o negócio. Pela internet, os pedidos pelo café aumentaram tanto que Eduardo vai começar a revender o produto em Vitória e Francisco vai aumentar a produção.
Por enquanto, é o adolescente quem administra o perfil da empresa no instagram. Ele faz as postagens, responde as mensagens e administra os pedidos. Depois, faz uma lista e manda para o avô, que fica responsável por enviar o produto ao comprador.
Mas, a ideia é de que no futuro Francisco possa cuidar do negócio no ambiente virtual por conta própria. Enquanto isso, ele vai se adaptando às novidades e comemora o resultado. “Eu já sei usar alguma coisa. E estou satisfeito, feliz, na expectativa de melhorar”, finalizou o avô.
g1