Leitoras dão dicas pessoais para quem vai prestar o Enem

O que levar para comer? Em que ordem fazer a prova? Dá pra você se inspirar em algumas experiências!

A contagem regressiva para a primeira prova do Enem está cada vez mais perto de acabar. O mais importante agora é manter a calma, confiar em si mesma e ter certeza de que não vai esquecer nada de importante no dia. Nada de sair de casa em cima da hora, hein?

“Uma coisa que me ajudou MUITO foi ler o tema da redação antes de fazer a prova. Enquanto respondia as questões, já fui pensando no que abordar no texto. Além disso, dá pra você pegar referências e dicas de abordagem no restante da prova. E não adianta ficar quebrando a cabeça em questão que você não sabe! Faça primeiro as que você tem mais facilidade e deixe as complicadas por último, assim você não se desgasta”. Juliana Duarte, 23 anos, São Vicente (SP).

“Sempre optei por fazer o rascunho da redação primeiro e, conforme ia respondendo as questões, ia acrescentando algumas ideias que surgiam ao decorrer da prova. Acredito que assim a mente fica mais limpa e as ideias fluem melhor. Já nas questões, muitas vezes a resposta está praticamente no próprio enunciado. Faça uma leitura com atenção!”. Letícia Costa, 17 anos, São Paulo (SP).

“Eu acho que é importante não passar muito tempo pensando em como começar a redação, sabe? Pensa durante uns minutinhos e, se a inspiração não vier, começa a fazer a prova de Linguagens que uma hora as ideias aparecem. Nas questões, eu recomendo grifar o que considera certo ou errado e eliminar logo os itens absurdos!”. Ana Raquel de Holanda, 15 anos, Fortaleza (CE).

“O que eu sempre fiz foi fazer as questões mais fáceis primeiro. Depois que eu já tinha lido a prova inteira e feito as que eu sabia, eu saía da sala pra tomar um ar e deixar a mente relaxar um pouco, pra depois voltar e resolver as questões que eu tinha mais dificuldade. De lanche, eu sempre levei chocolate, porque a glicose ajuda os neurônios a funcionarem melhor. E não dá pra esquecer de levar água!”. Stephanie Ferreira Magalhães, 19 anos, Santos (SP).

“As pessoas costumam focar só em estudar e esquecem que preparar o psicológico é muito importante, por causa de toda a pressão. Uma coisa que me ajudou nisso foi fazer a prova pra ‘testar’ antes de realmente ter que usar minha nota. Acho que conversar com a galera que prestava o Enem também ajudou, porque assim nós percebemos que não somos os únicos com dificuldades. Se for levar coisas gostosinhas para comer, é melhor não levar aquele chocolate que você ama de paixão e só come a cada mil anos. É importante evitar distrações”. Beatriz Barroso, 20 anos, Belo Horizonte (MG).

“Não estude no dia anterior, porque isso só vai aumentar a ansiedade! Levar água e uma barra de cereal também é importante. Na redação, começa lendo o tema e fazendo um esboço do texto, aí é bom passar direto para as questões de múltipla escolha. Assim, já dá tempo de pensar em mais coisas para a redação!”. Fran Ribeiro, 23 anos, Santa Maria (RS).

Agora é só decidir qual técnica você acha melhor. Boa prova!

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here