Maguito Vilela, do MDB, é eleito prefeito de Goiânia

Maguito Vilela, do MDB, foi eleito neste domingo (29) prefeito de Goiânia para o mandato de 2021 a 2024. Internado em tratamento contra o coronavírus há mais de 1 mês, o candidato derrotou Vanderlan Cardoso, do PSD. Ao fim da apuração, ele teve 52,60% dos votos válidos. Foram 277.497 votos no total.

O político foi ao segundo turno e foi eleito sem saber dos resultados das urnas por estar sedado e na UTI de um hospital de São Paulo.

Vanderlan Cardoso teve 250.036 votos, o que totalizou 47,40% dos votos válidos. A eleição em Goiânia teve 36,75% de abstenção, 4,26% votos brancos e 9,86% votos nulos.

Maguito Vilela tem 71 anos, é advogado, casado com Flávia Teles e tem ensino superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.736.162,10.

O vice é Rogério Oliveira da Cruz, do Republicanos, que é vereador em Goiânia e tem 54 anos.

Os dois fazem parte da coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, formada pelos partidos PMB/PTC/Patriota/MDB/Republicanos/PC do B.

Carreira política

 

Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 e 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil.

Antes de disputar a eleição deste ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.

Covid-19

 

Maguito Vilela testou positivo para o coronavírus no dia 20 de outubro. Dois dias depois, ele foi internado em um hospital de Goiânia. No dia 26, para garantir maior suporte ventilatório e tratar as inflamações no pulmão, ele foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

No dia seguinte, foi levado ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para dar continuidade ao tratamento contra o coronavírus, onde está até o momento. Maguito foi entubado no dia 30 de outubro, chegou a ser extubado em 8 de novembro, mas voltou à ventilação mecânica no dia 15, durante o 1º turno das eleições.

Atualmente ele está com uma traqueostomia e ligado a uma máquina que funciona como um pulmão mecânico.

FONTE:G1-GO.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here