Mais de 895 escorpiões são capturados no interior de Rio Bananal

Equipe de edemia deve realizar novas ações no setor nos próximos dias. Moradores podem solicitar a ação dos fiscais via telefone.

Aconteceu a maior captura de pragas já feito em RB por uma equipe da diretoria de Vigilância em Zoonoses, edemia, da  Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bananal, capturou 895 escorpiões em uma residência no interior, na região da zona rural.

A ação ocorreu durante uma varredura no quintal de um sertanejo ribanense nesta quarta-feira (07). Por volta das 08h até as 11h, tendo em vista que a caça aos animais começaram na segunda-feira com ajuda do morador que teve uma criança picada pelos animais.

Moradores de São Jorge de Tiradentes já procuraram o Bananal Online para relatar uma invasão dos animais e dizem acreditar que a frequência com que aparecem se deve à elevada quantidade de terrenos baldios nas proximidade.

A casa da zona rural em que os 895 escorpiões foram encontrados pertencia a um senhor por questões de segurança não identificado, que acumulava objetos e, por conta de problemas de limpeza, acumulou galhos de coco, e entulhos no local.

Arildo e Fernando que trabalham no controle de Animais Sinantrópicos da SMS,  disse que o órgão recebeu diversas denúncias sobre a residência, mas só foi possível realizar as buscas nesta quarta-feira com ajuda do proprietário.

Segundo o agente, o local era propício para o surgimento de escorpiões, pois, Arildo conta, que os animais se proliferam em ambientes com presença de entulhos como madeira e tijolos. Outro fator que pode atrair esses aracnídeos é o alimento colocado para animais de estimação, que acaba atraindo baratas, principal fonte de alimentação para os escorpiões.

De acordo com os profissionais da saúde, além desses fatores, o período chuvoso pode fazer com que os escorpiões apareçam nas residências. Arildo esclarece que por causa das chuvas, as tocas e ninhos destes animais ficam alagados e, na busca de abrigo, eles acabam aparecendo nas casas.

Para o agente de edemia a melhor forma de evitar os escorpiões em casa, segundo Arildo Post, é evitar as baratas. “O surgimento desses animais está relacionado com o manejo ambiental. Para evitar é preciso manter os ambientes limpos e sem entulhos”, orienta.

Quem encontrar escorpiões em casa pode solicitar uma visita de técnicos da SMS por meio dos telefones 27. 3265 – 2045. Em até 72 horas a equipe comparece ao local. O serviço é gratuito e realizado ao longo de todo o ano

Redação Bananal Online

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here