Os exercícios ideais para crianças em cada idade

Manual da Sociedade de Pediatria traz lista de atividades

O manual ressalta os riscos do sedentarismo precoce.
Foto: Freepik

Três horas de atividades físicas diárias é o mínimo que crianças de até 5 anos devem praticar para afastar o risco da obesidade infantil. Esta e outras recomendações estão em um manual lançado recentemente pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com o objetivo de estimular a prática de brincadeiras e esportes por crianças e adolescentes brasileiros.

No caso das crianças menores, as atividades devem ser mais leves, como brincar e andar de bicicleta. A partir dos 6 anos, a recomendação cai para uma hora diária, mas os exercícios devem ser mais intensos, como correr e nadar.

PÚBLICO

Com dicas organizadas por faixas etárias e por público – pais, pediatras, professores e as próprias crianças -, o manual ressalta os riscos do sedentarismo precoce. “Quanto mais cedo a obesidade aparece, maior o risco dessa criança ter uma complicação quando adulta, como problemas no fígado, nos vasos sanguíneos e nas articulações”, explica Luciana Silva, presidente da SBP.

SOBREPESO 

Segundo a entidade, mais da metade dos adolescentes brasileiros não pratica nenhuma atividade física e uma em cada seis crianças tem sobrepeso.

A permanência prolongada das crianças em frente a telas, como as de TVs e celulares, é vista como um fator agravante do sedentarismo e deve ser combatida. Segundo o manual, crianças menores de 2 anos não devem nunca utilizar esses dispositivos. Os maiores de 2 anos podem permanecer em frente a telas por duas horas diárias, descontando o tempo que utilizam computadores para atividades escolares.

“Mas não basta proibir, é preciso engajar as crianças em atividades ao ar livre prazerosas”, ressalta Luciana.(Estadão)

DE 0 A 2 ANOS

Bebês pequenos

Bebês que não começaram a se arrastar ou engatinhar devem ser incentivados a se manterem ativos em atividades como alcançar, segurar, puxar, empurrar e mover a cabeça, corpo e membros.

Bebês maiores

Bebês que já engatinham devem ser incentivados a serem ativos em um ambiente seguro, supervisionado e estimulante.

Crianças que já andam

Crianças que já andam devem praticar atividades como ficar de pé, rolar, pular, correr e caminhar por ao menos três horas diárias.

Nada de televisão

Crianças dessa faixa etária não devem permanecer em comportamentos sedentários por longos períodos, exceto quando estão dormindo. Até os dois anos de vida, recomenda-se que o tempo de tela (TV, tablet, celular, jogos eletrônicos) seja zero.

DE 3 A 5 anos

Três horas por dia

Devem fazer ao menos 3h de atividade de qualquer intensidade, como bicicleta, atividades na água, jogos de perseguir ou exercícios com bola.

Mais atividades

Esportes como natação, danças, lutas e jogos coletivos também podem ser incluídos aos poucos na rotina.

Menos TV

Tempo de tela deve ser limitado a 2h por dia.

DE 6 A 19 anos

 – Foto: Freepik “/>Mais intensidade

Praticar ao menos 1h por dia de atividade de intensidade moderada a vigorosa, como pedalar, nadar, correr e saltar.

Músculos ativos

Fazer 3 vezes por semana atividades de intensidade vigorosa, como as que fortalecem músculos e ossos.

Limites

Tempo de tela deve se limitar a 2h por dia, descontando o tempo para realizar atividades escolares.

Fonte: Gazeta Online

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here