Polícia Militar vai usar 105 novos bafômetros em blitz no verão

O motorista que insiste em dirigir após consumir bebida alcoólica terá mais chance de ser flagrado no próximo verão.

Isso porque o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Espírito Santo vai adquirir 105 bafômetros mais modernos, que funcionam a distância e farão aumentar o número de testes realizados. Eles serão distribuídos para 22 municípios a partir de dezembro.

Com o novo equipamento, os policiais conseguem identificar a presença do álcool no ar, apenas aproximando o bafômetro da janela do veículo – ou seja, sem a necessidade de o motorista soprar, como é feito normalmente.

Se o álcool for detectado, o bafômetro emite um alerta. Somente depois disso é feito o pedido para que o motorista sopre o equipamento, o que é necessário para que o auto de infração seja emitido.

O teste é feito em apenas dois segundos, enquanto no bafômetro tradicional leva cerca de oito minutos, já que o condutor precisa sair do veículo.

“É um equipamento inédito nas rodovias estaduais e vias municipais. Ele aumenta em 60% a eficiência da fiscalização, que fica ainda mais rápida. A tendência é aumentar muito o número de motoristas abordados e flagrados”, afirmou o major Paolo Quintino, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

Dirigir após consumir bebida alcoólica é considerada uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de motorista por um ano. Quem se recusa a soprar o bafômetro também é multado com o mesmo valor.

A licitação para a compra dos equipamentos será lançada no próximo dia 24. A previsão é de que os novos bafômetros comecem a ser utilizados em dezembro, já no verão, quando aumenta o índice desse tipo de imprudência no trânsito.

Cidades

Os equipamentos serão distribuídos para 22 municípios, incluindo todos os da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari), além de Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins e Santa Teresa.

“Apesar de serem enviados para esses municípios, o equipamento será utilizado em todas as cidades no entorno”, ressaltou Quintino. Além dos 105 bafômetros que chegam até dezembro, a Polícia Militar pode adquirir outros 115 para 2020.

Fonte: Tribuna

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here