Prefeitura de Rio Bananal jogando esgoto no Rio?

 

Imagens registradas neste domingo (22) mostra uma porção de sujeira parecida com óleo queimado despejando um verdadeiro “rio de esgoto” no Rio Bananal, Santo Antônio, em Rio Bananal. Segundo um morador ribeirinho’, Internauta, esse descaso da prefeitura e direto.

Talvez você não saiba, mas é possível que a sua casa, esteja ela em um bairro rico ou pobre, em uma cidade grande ou pequena, não tenha tratamento adequado do esgoto. Em todo o Brasil, só 39% das casas contam com todas as etapas de um saneamento básico adequado: abastecimento de água, rede de coleta e tratamento de esgoto.

Não é segredo nenhum que esgoto não tratado provoca doenças e polui rios e córregos. Logo, saneamento básico deveria ser prioridade. Só que não. No final de 2015, a presidente Dilma Rousseff publicou um decreto adiando em dois anos a entrega dos planos municipais de saneamento. Ou seja, as cidades podem ficar até 2017 sem apresentar qualquer planejamento para enfrentar a questão e sem sofrer nenhuma punição ou cobrança por isso.

Não por acaso, um estudo recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) calculou que vamos demorar o dobro de tempo para conseguir levar saneamento para toda a nossa população. Segundo esse estudo, se continuarmos nesse ritmo, isso só acontecerá em 2054.

A falta de cuidado com o esgoto também ajuda a proliferar uma série de doenças. A frequência de entupimento na rede , por exemplo, leva a população a ter que conviver com acumulo de lixo na água suja, o que pode resultar em criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.

O problema no Rio Bananal é grave e a solução caminha a passos muito lentos. Mas os cidadãos não precisam ficar parados. O saneamento mais esgoto tratado é uma responsabilidade municipal. É o prefeito que deve assumir as obras que eliminam esse problema e criar varias ações em saneamento.

Para um dos vereadores , duas ações são fundamentais: implantar sistemas completos de esgotamento sanitário e proteger os mananciais, conservando e preservando as bacias hidrográficas. “É claro que tudo isso deve vir precedido de planejamento para rápida elaboração de bons projetos, obras bem executadas e da existência de entidades capacitadas para fazer a gestão dos serviços”, expõe.

O outro lado Saae um órgão da Prefeitura.

O Bananal Online questionou o responsável pelo Saae Sidinei Sathler,ele nos disse que soube do problema por intermédio de um morador da região no domingo e de imediato juntou sua equipe para resolver.

O diretor do saae também fez um desabafo segundo ele existe vários objetos que são descartados nas redes tipo Fraudas,Camisinhas,Absorventes,papel higienizo

A rede é muita antiga,sempre acontece de vazar esgoto no rio, a população tem nos ajudado avisado, e não existe projeto de imediato para construir uma nova rede,embora ele acredita que a cidade toda precisa de uma nova rede,mas o município não dispõe de recursos.

De acordo com o diretor do SAAE calcinha sutiã cordas tudo isso vem sendo jogado na rede, ai  entope, calhas são ligadas por moradores na rede entra área ai a bomba trava, e o resultado é vazar o esgoto no rio. Sidinei pede ajuda a população no sentido de contribuir e avisar sempre que preciso.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here