Prefeitura guarda alimentos vencidos em dispensa de merenda escolar

Prefeitura deveria mandar pra rua nutricionista e demitir as diretoras não apenas notificar

Vários quilos de alimentos vencidos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Alegre, na Região do Caparaó, na manhã desta terça-feira (24). A ação aconteceu quando vereadores visitavam escolas municipais para averiguar o cardápio da merenda escolar.

Seis quilos de farinha, quatro quilos de trigo, dois pacotes de amendoim, 10 potes de manteiga, quatro potes de tempero de alho, 12 caixas de gelatina foram recolhidos. Os produtos estavam na dispensa da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral ‘Luciano Alves Duarte’, no Centro. Havia alimentos vencidos desde agosto.

A ação, segundo o vereador Theo Rocha, membro da comissão de Educação da Câmara de Alegre, foi para verificar informação veiculada pela prefeitura de que as escolas da rede municipal teriam cardápio nutricional balanceado.

“Fomos visitar três escolas nesta manhã, pois nunca existiu o cardápio balanceado. Faço visitas frequentes às escolas. Nesta unidade, por exemplo, pedimos para ver a dispensa. Encontramos itens vencidos e poucos alimentos. Funcionários chegaram a falar que iam reaproveitar. Acionamos a vigilância sanitária e o Ministério Público”, disse Rocha.

A denúncia foi feita também pelos vereadores William Angelete Beste e Marcus Antônio Gonçalves de Souza, membros das Comissões de Saúde e Meio Ambiente.

NUTRICIONISTA DEMITIDO E DIRETORES NOTIFICADOS

Em nota, a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, afirma que este foi um evento isolado e uma falha dos profissionais destinados à fiscalização da merenda escolar da EMEFTI Luciano Alves Duarte e também da CEMEI Maria Geralda Guerra Jaccoudd, como foi constatado pela secretaria. As demais escolas da rede municipal de ensino de Alegre receberam vistoria após as denúncias e todas encontram-se com a merenda regularizada.

O nutricionista responsável pela criação dos cardápios e fiscalização dos prazos de validade será demitido, a pedido do prefeito, na tarde desta terça-feira (24). As diretoras das unidades citadas foram notificadas e serão submetidas aos procedimentos disciplinares cabíveis conforme decisão da Secretaria de Administração.

Ainda segundo a prefeitura, os alimentos vencidos já foram repostos.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here