Projeto de Lei aborda os cuidados com a depressão no município de Linhares

Alinhado com a busca pela qualidade da saúde para a população, o vereador Tobias Cometti (PSDC), conseguiu aprovação ao seu projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização da Depressão Infanto-Juvenil em Linhares. O objetivo é levar à população mais conhecimento sobre a doença, com orientação a respeito do diagnóstico e do adequado tratamento, encaminhamento especializado e, sobretudo, o auxílio para detectar casos no município.

“A nossa preocupação faz sentido. Precisamos nos aprofundar sobre esse assunto. A depressão é uma doença que, infelizmente, tem ceifado vidas também no nosso município”, disse Tobias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma doença de grave incidência no cenário mundial. Atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. Ela interfere no dia a dia das pessoas comprometendo a qualidade de vida de quem a possui.

Sintomas

De acordo com orientações médicas, identificar os sinais de depressão é o primeiro passo para se livrar da doença. E aí é importante estar atento a alguns sintomas: diminuição ou aumento do apetite, falha em apresentar os ganhos de peso esperados para a idade, alterações do sono (sonolência excessiva ou dificuldade para dormir), agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa excessiva, dificuldade de concentração, pensamentos de morte recorrentes e tentativa de suicídio.

A Semana Municipal de Conscientização da Depressão Infanto-Juvenil deve ser realizada do dia 08 a 14 de outubro de cada ano, no município de Linhares.

Outro projeto

Outro projeto aprovado também de autoria do parlamentar, é o que propõe prestação de contas ao Legislativo dos serviços de água e esgotamento sanitário em Linhares.

A partir de agora, a empresa prestadora de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Linhares deve prestar contas de suas atividades ao Poder Legislativo Municipal. A medida vai possibilitar à população saber quanto é arrecadado com a cobrança da conta de água e o que pode ser investido para melhorar o serviço de água e esgoto.

A proposta foi feita pelo vereador Tobias Cometti (PSDC). O projeto que ele apresentou foi votado e aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (06/11/2017).

Pela proposta aprovada, serão prestadas contas com apresentação de relatórios de arrecadação e de despesas e ainda de investimentos realizados em infraestrutura no município. “Hoje, não se sabe quanto a empresa de água e esgoto tem no caixa e o que tem para investimento para oferecer um serviço de melhor qualidade à população. Esse é o papel de fiscalização do vereador”, disse Tobias. A prestação de contas deverá ser feita anualmente, no mês de novembro.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here