Rio Bananal: Esgoto a céu aberto tira o sossego de moradores de São Jorge de Tiradentes

ESGOTO A CÉU ABERTO, UMA FERIDA SOCIAL EXPOSTA HÁ 12 ANOS!

Na tarde de terça-feira (20), moradores de São Jorge de Tiradentes distrito de Rio Bananal acionaram o site Bananal Online, pois, eles estão reclamando de um esgoto a céu aberto que tem causado muitos problemas à comunidade e demais seres vivos.

Além do mau cheiro e aparência desagradável, as doenças causadas, podem variar deste simples sintomas como  dores de cabeça, musculares, febres, bem como, doenças mais graves que podem até mesmo levar a morte. As principais vítimas são as crianças, que por não saberem o risco que correm, às vezes até brincam nestes locais contaminados.

 A preocupação do Sr. Carlinhos Melo 51 anos, não se resume ao sem entorno, já que, atualmente a falta de saneamento básico pode ser considerada uma ferida social aberta, que expõe a fragilidade de outras quatros famílias vizinhas que vivem em situação parecida.

De acordo com IBGE, no Brasil, 11% dos domicílios têm esgoto a céu aberto no entorno da residência.  Geralmente os bairros mais carentes, localizado nas periferias das cidades são os mais afetados, muitos, por falta de possibilidades financeiras, ou mesmo por desconhecimento convivem com esta triste realidade, e até mesmo acentuam o problema despejando seu dejetos e depositando lixos diretamente em rios e córregos.

Ambos concordam que se fazem necessárias ações práticas e urgentes para que se resolva este sério problema, ao invés de se investir em tratamento das doenças e dos sintomas desta chaga, deve-se sim investir em estrutura, em condições básicas e educação de qualidade, agindo na direção certa.

Nossa reportagem não conseguiu falar com a secretaria de obras da prefeitura de Rio Bananal para comentar sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here