Saiba onde e quando pode nevar no Brasil

A intensa e grande onda de frio que avança sobre a América do Sul nos próximos dias certamente vai causar temperaturas extremamente baixas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Também há previsão de forte queda da temperatura na região do Acre, de Rondônia e no sul do Amazonas.

Muitas áreas do Sul do Brasil vão registrar temperaturas abaixo de zero durante a madrugada e começo de manhãs no fim desta primeira semana de julho. Algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul terão máximas abaixo de 10°C. É frio demais!

Mas a maior expectativa, sem dúvida, é para a possibilidade de nevar novamente no Sul do Brasil. Quase todos os anos ocorre alguma neve no Sul, mas este ano está diferente, com maior chance do que no ano passado, por exemplo, e em até em áreas serranas de menor altitude na Região Sul.

As condições de umidade, pressão e temperatura do ar que possibilitam a formação da neve, e de outros tipos de precipitação de inverno como chuva congelada, chuva congelante, e fenômenos belíssimos como o sincelo, estão sendo cada vez mais confirmadas.

Que dia pode nevar?

Até o momento, a maior probabilidade de nevar, e /ou ocorrer outras precipitações de inverno, é no dia 5 de julho de 2019, na próxima sexta-feira. Mas tudo indica que não será só em um período do dia. A queda de neve ou outros fenômenos gelados poderão ocorrer em qualquer horário, desde a madrugada até a noite.

A probabilidade de nevar é moderada a alta nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também nos planaltos catarinense. Desta vez, a chance de queda de neve de outras precipitações de inverno é grande até para cidades serranas gaúchas de menor altitude como Canela, Gramado, Caxias do Sul. Em Santa Catarina, a região de Campos Novos, Lages, de Caçador, além das cidades mais altas da serra como Urubici, São Joaquim, Urupema estão entre as áreas com grande chance de ver a neve cair novamente.

Na madrugada e começo da manhã do dia 6 de julho, sábado, ainda tem chance de nevar, mas só nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina

Fonte: Folha Vitória

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here