Santa barbaridade, Batman: estátua de padroeira vira o Homem Morcego

O brasileiro definitivamente desconhece o significado de “limite”. Em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, uma estátua de Nossa Senhora da Conceição – padroeira da cidade – amanheceu nesta terça-feira (12) fantasiada de Batman! A imagem estava com uma máscara e a capa do Homem Morcego.

A santa católica também é reverenciada pelos seguidores de religiões afro-brasileiras, sob a alcunha de Mãe Oxum. De acordo com Pedro Vasconcellos, da Secretaria de Cultura e Turismo, é comum que oferendas aos pés da imagem, mas nada tão geek tinha acontecido com o monumento até então

Na última sexta-feira (8), foi comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição, no qual o povo faz pedidos e deixa oferendas para a imagem. Os objetos modernos foram retirados ainda nesta terça-feira, já as outras homenagens, de fato religiosas, permaneceram no local. Umbandistas marcaram um ato de repúdio por conta do vandalismo, que foi encarado como intolerância religiosa.

A estátua foi colocada na Praça do Imigrante, bem no centro da cidade, na década de 40. “Temos compromisso e respeito com a diversidade cultural, étnica e religiosa porque defendemos uma sociedade mais democrática e tolerante. Tanto o discurso de ódio quanto os atos que vilipendiam a fé alheia devem ser repudiados e combatidos para que possamos conviver nos melhores valores civilizatórios de humanidade, igualdade e fraternidade”, criticou a prefeitura de São Leopoldo em nota.

Nossa Senhora da ConceiçãoAntes e depois: vandalismo foi visto como ato de intolerância religiosa

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here