Semana começa com alerta de chuva forte e temporal no Espírito Santo, diz instituto

De acordo com o Inpe, a segunda-feira deve ser de chuva forte e temporal para grande parte do território capixaba

Depois de um final de semana que alternou entre sol e fortes pancadas de chuva no Espírito Santo, a semana dos últimos dias de fevereiro começa com alerta de chuva forte e possibilidade de temporais em algumas localidades do Estado.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta segunda-feira (26), nas regiões da Grande Vitória, Serrana e Sul do Estado ocorrerão pancadas de chuva, que devem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento, ocasional queda de granizo e, pontuais acumulados expressivos de precipitação.

O mesmo alerta do Inpe é válido para outras regiões do Brasil, que englobam localidades como o Sul de Minas Gerais, o Norte do Rio de Janeiro e São Paulo, todo o território dos estados de Goiás e Rondônia e grande parte da região amazônica.

A frente fria que chegou ao litoral capixaba ainda deve ajudar a formar novas áreas de instabilidade no Estado. De acordo com informações do Instituto Climatempo, pancadas de chuvas devem ocorrer em todo o Espírito Santo pelo menos até a próxima quarta-feira (28).

Até a última sexta-feira (23), a capital capixaba já havia acumulado o dobro da média de chuva normal para o mês de fevereiro. O Instituto Nacional de Meteorologia indicou que o total acumulado do dia 1 até 23 de fevereiro estava em aproximadamente 164mm. A média de chuva para fevereiro fica em torno de 80mm.

 

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here