TSE divulga urna eletrônica pela primeira vez em rede social

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai divulgar, na manhã desta 5ª feira (23.jun), os detalhes do funcionamento da urna eletrônica na rede social Kwai. Essa é a primeira vez que a entidade vai utilizar um aplicativo para poder apresentar o funcionamento do equipamento que mudou o sistema de voto no país.

A ação ocorre após discussão envolta da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto imprenso não ter sido aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, em agosto do ano passado. Além disso, a iniciativa celebra o aniversário de 25 anos do voto eletrônico no Brasil.

Começo do voto eletrônico

O primeiro contato com a urna eletrônica aconteceu no ano de 1996, quando 57 cidades brasileiras tiveram a experiência de poder votar nas eleições municipais daquele ano digitalmente. Foram mais de 32 milhões de brasileiros que votaram através de 70 mil urnas naquele ano.

As urnas foram levadas a todas as regiões do país nas eleições de 2000. Nas últimas eleições municipais de 2020, foram coletados cerca de 147 milhões de votos em mais de 400 mil urnas instaladas pelos municípios do país.

O que é o Kwai

A Kwai é um aplicativo chinês de criação rápida de vídeos que permite o compartilhamento destes em outras redes sociais como WhatsApp e Instagram. Muito parecido com TikTok. Nele os usuários podem utilizar filtros e músicas para editar e viralizar suas criações. O Kwai ficou famoso em 2019, mas foi criado em 2011.

Combate as Fake News

Em fevereiro deste ano o Tribunal Superior Eleitoral anunciou um acordo com redes sociais para o combate a disseminação de Fake News durante as eleições deste ano. Até o momento o TSE realizou um acordo com 11 aplicativos: Facebook, Google, Instagram, Kwai, LinkedIn, Spotify, Telegram, TikTok, Twitter, YouTube e WhatsApp.

Neste semana, o tribunal ainda lançou uma plataforma que lançou ferramenta para que o público colabore com denúncias de notícias falsas e outros tipos de conteúdos maliciosos relacionados ao processo eleitoral do país. O acesso pode ser realizado através do site do próprio TSE.

Fonte: SBT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here